ENTRE ESTRELAS MIL...
Um retrato noturno de Araçuaí
Clique aqui para acessar a galeria completa com as 56 imagens
Apresentação
A fotografia noturna por si só já chama a atenção, pois costumamos ver nossa cidade durante o dia, quando está claro. Nosso projeto, que usa a primeira frase do hino da nossa querida cidade Araçuaí, busca retratar seus espaços de forma peculiar, durante a noite, trazendo nuances e perspectivas muitas vezes não captadas pelo o olho humano.
Objetivos
O projeto tem como objetivo apresentar ao público fotografias noturnas em locais
historicamente importantes e icônicos da nossa cidade, de forma que seja possível enxergar
sob novas perspectivas espaços que já fazem parte do cotidiano dos moradores de Araçuaí.
Parceria
A Zelo entra como parceira nesse projeto que foi viabilizado pela prefeitura municipal de Araçuaí através da Lei 14.017/2020 denominada Lei Aldir Blanc.
Quando escrevi o #entreestrelasmil, pra variar eu o subestimei. Pensei que era um projeto raso, besta, aquém do meu nível de fotográfico. Sim, eu como todo mundo tenho um ego e ele infla muitas vezes ao longo do dia (e murcha tbm). Enfim, reclamei, pensei, refleti; "preciso fazer algo mais profundo", "poxa eu TENHO que fazer algo mais complexo, que tenha que explicar, que tenha linhas e linhas de pensamento."
O #entreestrelasmil começou muito antes de dezembro, ele começou em 2015 quando eu decidi não ser apenas um fotografo comercial e passei a dedicar a uma fotografia minha, a minha forma de ver as coisas. Começou lá em BH, treinando a exposição na Afonso pena, a velocidade na rua Tupis, a abertura na Rua da Bahia e veio parar aqui no #valedojequitinhonha quando junto ao #IBGE pude percorrer varios recantos e tomar gosto de mostrar esse povo inconico, cheio de peculiaridades, que por mais sofrida que possa estar tem sempre um sorriso no rosto. A partir daí surgia o #valeumafotoporsemana que logo depois deu margem para o que vocês puderam apreciar nesse projeto
O #entreestrelasmil me ensinou a ser humilde. Não por um pensamento que eu não sou um fotografo capaz de trazer uma obra complexa e cheia de pontos de virada, mas sim de não esquecer que a fotografia é isso; Apontar a camera, disparar e mostrar o seu olhar para o mundo!
Você acha que #CartierBresson pensou milimetricamente em tudo quando estava criando "O estante decisivo"? Ou que #SabastiãoSalgado pensou em todas as composições simêntricas quando fotografou o trabalho por todo mundo? Ou mesmo #KevinCarter e #GregMarinovich sabiam que estavam produzindo um #Pulitzer? Não, eles são estavam fazendo o que amam. Eles não estavam no local certo na hora certa, estavam exatamente onde eles deviam estar!
Foi muita lama, chuva, mosquitos , e ver meus amigos e colegas elogiando meu trabalho, vindo prestigiar minha exposição. Ver gente que nunca vi na vida compartilhando minhas fotos, ter noticia de onde minhas fotos chegaram, mostra que a fotografia é muito mais simples (e complexa ao mesmo tempo) que a gente pensa, e eu estou exatamente
onde devia estar!
Obrigado por ler até aqui!